Site do Fies é retirado do ar para adequação a novas normas

  • 20/01/2015 - 17h27

Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil

Quem tenta acessar o site do Sistema Informatizado do Programa de Financiamento Estudantil (Sisfies) do governo federal para se cadastrar e solicitar financiamento do curso superior tem encontrado uma página bloqueada e um breve aviso do Ministério da Educação (MEC). O sistema foi retirado do ar na semana passada para que fossem feitas adequações às portarias normativas 21 e 23, editadas pelo MEC nos últimos dias do ano passado.

As portarias estabelecem mudanças para a concessão do financiamento estudantil, entre elas a obrigatoriedade de pontuação mínima de 450 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o candidato obter o benefício. Segundo a assessoria de imprensa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ligado ao MEC, com as novas normas, foi necessário retirar o Sisfies do ar para fazer as adequações.

Era para o sistema ter voltado ao ar, já reformulado, no último domingo (18), mas, até o momento, o site continua bloqueado. Ainda não há prazo certo para a retomada do Sisfies, mas o sistema deverá continuar fora do ar por mais alguns dias.

A assessoria do FNDE informou que o período de suspensão das atividades não implicará prejuízo aos estudantes porque o prazo para renovação dos cadastros vai até 30 de abril e a solicitação de novos financiamentos pode ser feita até junho.

Edição Stênio Ribeiro

Ir para a versão desktop